sábado, 8 de novembro de 2014

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Questões UFPR 2015 - Física

Correção questões UFPR 2015


A prova da UFPR processo 2015 na disciplina de Física exigiu dos candidatos um bom conhecimento especifico e bom domínio de formulas e matemática. As questões que tratavam de conteúdo dito como teórico tão foi bem exigido o conhecimento no " pé da linguá" das definições dos fenômenos físicos.








 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Carga e Corrente Elétrica



Carga Elétrica



A quantidade de carga do elétron, em valor absoluto, é chamada de carga elementar e é representada por e. Esta carga é chamada elementar, pois é a menor quantidade de carga encontrada na natureza e este valor é:




                                    Carga do elétron: -1,6.10-19C


Coulomb (C) é a unidade de medida utilizada para carga elétrica no S.I.
Para determinarmos a carga elétrica de um corpo utilizamos:





Q = n.e



Q = quantidade de carga elétrica do corpo ( C )

n = número de elétrons em falta ou em excesso.

e = carga elementar (1,6.10-19C)



Corrente Elétrica



A corrente elétrica, nos condutores metálicos, é devida a um fluxo de elétrons, que transportam energia elétrica que recebem de uma fonte de energia (pilha, bateria, gerador, etc...).










I = Corrente elétrica ( A )

Q = quantidade de carga elétrica do corpo ( C )

t = tempo ( s )



Exercício valendo um bombom .. 
O primeiro que responder , no email psorwilliam@gmail.com ou no comentários






1) Quando uma lâmpada é acesa, 400 trilhões de elétrons atravessam seu filamento em 20 microssegundos. Sabendo-se que a carga de cada elétron é de 1,6.10-19 C, determine a intensidade da corrente elétrica através desse filamento.

























veja também:

 www.pwpeventos.com.br
https://pwpeventoseturismo.blogspot.com/

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O que é Pressão?

Nas musicas do Bonde do Tigrão eles fazem menção a Palavra PRESSÃO. Como podemos decifrar essas letras.




Pressão é a força por unidade de área. Considere-se uma superfície de área A, sobre a qual se aplica uma força de valor F, perpendicular à superfície e uniformemente distribuída.



P = F/A



1° Questão


"Vem
Tchutchuca
Vem aqui pro seu Tigrão
Vou te jogar na cama
E te da muita pressão"


Ilustrando com o faquir, como podemos fazer mais pressão?


 a) Pegar a Tchutchuca, e dar coca cola recém aberta.
 b) Colocar a Tchutchuca em uma cama com 1000 pregos.  

  c) Jogar a Tchutchuca  na cama de palha

  d) Colocar a Tchutchuca em uma cama com 600 pregos.



2° Questão

"Vou mostrar que sou Tigrão 
Vou te dar muita pressão
                                                  Então martela, martela, martela o martelão"

Qual do martelo, o pessoal do Bonde do tigrão vai utilizar para fazer mais pressão ( mantendo a mesma força aplicada)?







Pressão Atmosférica 

Um fluido, como os gases ou líquidos, é uma substância em que as suas moléculas estão dispostas aleatoriamente e que se mantêm juntas devido a forças fracas de coesão, ou devido à substância estar contida dentro de um recipiente.
A força exercida por um fluido (por exemplo, água), em qualquer ponto de um objeto nele submerso, é perpendicular à superfície do objeto e no sentido do interior do mesmo.
Se o fluido estiver contido num recipiente, ele também exerce força sobre as paredes. É o caso de um gás  dentro de um recipiente fechado, que exerce pressão sobre as superfícies em contato com ele (n escala macroscópica, as colisões entre as moléculas do gás e as paredes do recipiente).
O ar exerce uma força sobre as superfícies com as quais tem contato, devido ao contínuo bombardeamento das moléculas que compõem o ar contra tais superfícies. A pressão do ar é uma medida de tal força por unidade de área. Como é definida tal força para a atmosfera? Embora a atmosfera não tenha paredes, ela é confinada na base pela superfície de terra - oceano e no topo pela força da gravidade, que impede sua fuga para o espaço exterior. Portanto, a Pressão Atmosférica em uma dada posição é usualmente definida como o peso por unidade de área da coluna de ar acima desta posição. No nível do mar uma coluna padrão de ar com base de 1 cm2 pesa um pouco mais que 1 kg. Tal pressão equivale a uma carga de mais de 500 toneladas sobre um telhado de 50m2 . Por que o telhado não desaba? Porque a pressão do ar em qualquer ponto não atua apenas para baixo, mas é a mesma em todas as direções: para cima, para baixo e para os lados. Portanto, a pressão do ar por baixo do telhado contra balança a pressão sobre o telhado.

        À medida que a altitude aumenta, a pressão diminui, pois diminui o peso da coluna de ar acima. Como o ar é compressível, diminui também a densidade com a altura, o que contribui para diminuir ainda mais o peso da coluna de ar à medida que a altitude aumenta. Inversamente, quando a altitude diminui, aumenta a pressão e a densidade.




domingo, 25 de maio de 2014

Questão Interessante sobre aceleração centrípeta.

Questão do ENEM. Com uma boa dificuldade!



Resolução:

         1h = 3600s
25min = 1500s
0,1.g = 0,1.10 = 1m/s²

t = 5100s
d = 403 km = 403000 m

v = d/t = 403000/5100 = 80m/s *em valor aproximado.

A aceleração centrípeta é dada por: a = v²/r

1 = (80)²/r
1 = 6400/r
r = 6400m 

domingo, 30 de março de 2014

Mamãe nos enganou com a história do Papai Noel?!?!?!


Papai Noel do ponto de vista da física

Me perdoem por revelar isso… mas acho que vocês já estão na idade de saber…se preparem para a verdade:
         Existem aproximadamente dois bilhões de crianças (pessoas com menos de 18 anos) no mundo. Porém, como Papai Noel não visita criança das religiões muçulmana, Hindu, Judaica e Budista, isso reduz o
trabalho na noite de Natal para 15 % do total, ou 378 milhões de pessoas (de acordo com o Bureau de Referência de população). A uma taxa média (censo) de 3,5 crianças por lar, tem-se um total de 108 milhões de lares, considerando que haja pelo menos uma criança boazinha em cada
lar.
       Papai Noel tem cerca de 31 horas de Natal para trabalhar, graças à diferença de fuso-horário e à rotação da Terra, considerando que ele viaje de leste para oeste (o que parece lógico). Isso
resultaria em 967,7 visitas por segundo, e significa que, para cada casa cristã com uma criança boazinha, Papai Noel tem cerca de 1/1000 segundo para estacionar o trenó, saltar, pular na chaminé, encher as
meias, distribuir os presentes restantes sob a árvore, comer algum lanche que tenha sido deixado para ele, subir de volta pela chaminé, entrar no trenó e ir até a próxima casa. Considerando que cada uma das
108 milhões de paradas esteja distribuída uniformemente pelo mundo (o que, naturalmente, sabemos ser falso, mas será aceito para fins de cálculo),estamos falando agora de aproximadamente 1,25km por casa – uma viagem total de 121,5 milhões de km, sem contar idas ao banheiro e descansos. Isso significa que o trenó do Papai Noel move-se a uma velocidade de 1.046 km/s – 3.000 vezes a velocidade do som. Para fins de comparação, o veículo mais veloz já construído pelo homem, a sonda espacial Ulisses, move-se a acanhados 44,1 km/s, e uma rena normal pode correr a 24 km/h (no máximo).
      A carga útil do trenó representa um outro elemento interessante. Considerando que cada criança não receba nada mais que um Lego médio (907g), o trenó levaria mais de 500 mil toneladas, sem
contar o peso do “bom velhinho”. Em terra, uma rena normal não puxa mais que 136 kg.Mesmo admitindo que renas “voadoras” pudessem puxar dez vezes o normal, o serviço não poderia ser feito com oito ou nove delas – Papai Noel precisaria de 360.000 renas. Isso aumentaria a carga, sem
contar o peso do trenó, mais 54 mil toneladas, ou aproximadamente sete vezes o peso do Queen Elizabeth (o navio, não a monarca).  500 mil toneladas viajando a 1.046km/s cria uma enorme
resistência do ar isso aqueceria as renas da mesma maneira que uma nave espacial ao reentrar na atmosfera da Terra. O primeiro par de renas absorveria (14,3×10 elevado a 19) joules de energia por segundo. Em
resumo, elas explodiriam em chamas quase que instantaneamente, explodindo as renas atrás delas e criando estrondo sônicos ensurdecedores em seu rastro. Todo o conjunto de renas seria vaporizado em 4,26 milésimos de segundo, ou quase quando Papai Noel atingisse a quinta casa em sua viagem. Porém, nada disso importa, pois o Papai Noel, com a aceleração resultante de uma parada brusca a partir de 1.046 km/s em 0,001 segundo, estaria sujeito a uma força de 17.000 G’s.
 Um Papai Noel de 113 kg (que parece ridiculamente magro) seria imobilizado no fundo do trenó por 1.957.258 kgf o que esmagaria instantaneamente os seus ossos e órgãos, reduzindo-o a uma bolha
trêmula de meleca pegajosa cor-de-rosa.
Conclusão: Se Papai Noel existiu, ele já está morto.


http://www.youtube.com/watch?v=WUfSUMQekJs 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Unidades e sua importância

DESCULPA OU BOA ARGUMENTAÇÃO ?!?!?!

Argumentação de como recorrer de uma multa, por não existir unidade na placa!!!! Portanto a importância das unidades.
( Apelação feito por um Português inteligente) 

Exmo Sr. Dr. Juiz,
Meritíssimo:
Confirmo que vi na estrada a marca de 70 em números negros inscritos num círculo vermelho, sem qualquer informação de unidades.

Ora, como o Exmo Sr. Dr. Juiz sabe, a Lei de 4 de Julho de 1837 torna obrigatório em Portugal o sistema métrico, e o Decreto 65-501 de 3 de Maio de 1961, modificado de acordo com as diretivas européias, define, como unidade DE BASE LEGAL, as unidades do Sistema Internacional, SI.
Ora, sucede que, no referido sistema SI, a unidade de comprimento é o 'metro', e a unidades de tempo é o 'Segundo'. Torna-se portanto evidente que a unidade correta de velocidade é o 'metro por segundo'. Não me passaria pela cabeça que o Ministério aplicasse uma unidade diferente daquela de base legal, anteriormente referida.
Por sua vez, os 70 metros por segundo correspondem, exatamente a 252 km/h.
Ora, a Polícia afirma que me aferiu a 250 Km/h o que eu não contesto. Pelo exposto acima, portanto, eu circulava 2 km/h abaixo do limite permitido.
Esperando a aceitação dos meus argumentos, de V. Exa..
Manoel